FERROADAS E PICADELAS

DIZEM QUE A VINGANÇA É DOCE...,
À ABELHA, CUSTA-LHE A VIDA!
***
"UMA BOA ABELHA, NÃO POUSA EM FLORES MURCHAS"
***
"Os livros, são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
***
"TAL COMO AS ABELHAS, AS PALAVRAS TÊM MEL E FERRÃO"




quinta-feira, 14 de abril de 2011

O RECOMEÇO


De volta ás lides apícolas, algum tempo livre tem sido ocupado com a preparação do apiário para a recepção ás colmeias recentemente adquiridas. O abandono a que dotei o apiário face á perda total do efectivo, foi algo que me deixou conhecimentos e que, como aspecto negativo, não deve ser seguido. Chegado ao apiário, foi com algum espanto que encontrei duas colmeias povoadas. São no entanto enxames fracos. Um, já com algum tempo, face ao trabalho já efectuado pelas abelhas e a existência de criação, e que me parece ter fugido de um qualquer apiário. O outro, mais pequeno, parece-me ser mais recente e está no início do seu trabalho, parecendo-me fruto de uma enxameação precoce (?).


Não obstante o desânimo pela perda, entendo agora e compreendendo o ritual de vida das abelhas, que deveria ter deixado e mantido o apiário “limpo e arrumado”, na expectativa que algum enxame lá viesse ter, ou por abandono da colmeia original, ou por altura da sua saída por enxameação. Como diz o ditado, quanto mais viver mais aprender. Este fim de semana espero receber uma meia dúzia de colmeias e recomeçar o hobby que adorei, e pelo qual me apaixonei.











Espero agora acompanhar com mais cuidado e assiduidade as minhas colmeias e, na época difícil, dar o apoio e ajuda que as mesmas necessitam, e que é imperioso para a sua sobrevivência.

sábado, 2 de abril de 2011


VISITANTES DESDE MAIO / 2010 Usuários online usurarios online