FERROADAS E PICADELAS

DIZEM QUE A VINGANÇA É DOCE...,
À ABELHA, CUSTA-LHE A VIDA!
***
"UMA BOA ABELHA, NÃO POUSA EM FLORES MURCHAS"
***
"Os livros, são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
***
"TAL COMO AS ABELHAS, AS PALAVRAS TÊM MEL E FERRÃO"



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SURPRESAS?

As surpresas de inverno estão aí!
Surpresas ou não, depende dos respectivos conhecimentos e, neste caso, para mim são mesmo surpresas.
Quando da cresta, no verão passado, constatei que, numa ou noutra colmeia, havia uns quantos quadros com pequenas quantidades de mel, inclusive por selar.
Não obstante os parcos conhecimentos, optei por deixá-los, na expectativa de que as abelhas mais tarde o consumissem, e então retirá-los-ia.
Após o último tratamento, aproveitei este fim de semana para visitar o apiário que me deixou algumas surpresas.
Num dia embora algo frio mas com um sol radiante, o volume de abelhas á volta da entrada de algumas colmeias era tal que parecia quererem enxamear. Certamente que não seria essa a finalidade mas pareceu-me estranho.
Numa vistoria às caixas onde havia deixado os quadros, a azáfama era enorme, e as abelhas tinham subido, estando em trabalho árduo de puxar cera e colocar mel.
E o trabalho era de tal forma que, na falta de agums quadros, as nossas amigas estavam a fazer favos de cera, suspensos a partir da tampa da caixa.
Sabemos que, até agora, não tem havido grande frio e que a floração do eucalipto e das nespereiras vieram mais cedo. Certamente que este clima e esta disposição da natureza, terão tido a sua influência.
Será?
E será que isto é um bom, ou mau presságio para o ano apícola que se aproxima?
A ver iremos…
como dizia o cego!

4 comentários:

Malijo disse...

Bom Dia, Presumo que seja mau porque, pelo menos aqui em Bragança choveu muito pouco e devido a isso iremos ter uma primavera e um verão secos,provavelmente não haverá tanta floração como a ano passado e também a que houver vai secar mais cedo devido a falta de humidade do solo.

Cump
malijo

Carlos disse...

Apicultura / Projeto apícola / Sociedade Procuro sócio(a) para desenvolvimento de projeto apicola em parceria. O objetivo será a apicultura transumante para rentabilizar as florações das diferentes áreas geográficas de Portugal.

Requisitos ideais:

- Com experiência na apicultura, conhecedor(a) da verdadeira realidade da atividade e os seus riscos.

- Residente na Grande Lisboa, margem sul ou arredores.

- Disponibilidade mínima de 2 dias semanais para visitas aos apiários, crestas, extração, etc...

- Disponibilidade financeira para compra de um número de colmeias/enxames a definir mas nunca inferior a um total de 80 e eventual material apícola que seja necessário.



Tenho espaço com 80 m2 para extração de mel e armazenamento de todo o material apícola, além de uma viatura ligeira de mercadorias para transporte. Estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional através deste endereço sociedadeapicola@gmail.com

Anónimo disse...

eheheheh, lendo o ultimo comentário entendo que o que voce pretende é de facto um escravo, que tenha dinheiro, trabalhe para si e no fim e porque voce tem 80m2, talvez lhe dê alguma percentagem :) pergunto eu: Para que é que alguém que tenha as condições que voce pede, precisa de um sócio, sobretudo como você ? :)

Sara disse...

Eu acho que essas coisas são muito ricos, mas a verdade é que eu prefiro muito mais comer coisas oriental é por isso que uma vez por semana com a minha irmã vai comer kosushi


VISITANTES DESDE MAIO / 2010 Usuários online usurarios online