FERROADAS E PICADELAS

DIZEM QUE A VINGANÇA É DOCE...,
À ABELHA, CUSTA-LHE A VIDA!
***
"UMA BOA ABELHA, NÃO POUSA EM FLORES MURCHAS"
***
"Os livros, são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
***
"TAL COMO AS ABELHAS, AS PALAVRAS TÊM MEL E FERRÃO"




quarta-feira, 28 de julho de 2010

CUIDADOS COM AS ABELHAS!

Depois de alguma leitura, pesquisa, formação e dicas de amigos, achámos por bem, deixar aqui um alerta para aqueles que, «tendo medo das abelhas», ainda assim não têm com as mesmas os cuidados devidos, sofrendo à posteriori, as consequências dos seus actos.

Quem não quer ser lobo, que não lhe vista a pele!...
As abelhas não são tão agressivas como muitas vezes nos fazem crer.
Existem sim, métodos, alturas e princípios que devem ser seguidos para lidar com estes insectos.
Dentro das regras e das normas devidas, a convivência com as abelhas é fácil e divertida!

A abelha, não sendo “um animal doméstico”, é no entanto um insecto sem a agressividade que muitas vezes se lhe dá. Como qualquer animal e mais ainda porque se trata duma sociedade extremamente bem organizada, protege o seu habitat com “unhas e dentes”, mais concretamente de ferrão “organizado”.
Daí que, e para se lidar com esta espécie de insectos, necessário se torna tomar mediadas adequadas.
Para conhecimento dos que, não sendo apicultores têm no entanto a sua dose de curiosidade e interesse, aqui deixamos alguma informação sobre o assunto:
-Querendo manusear-se algo junto à colmeia ou manusear-se a própria colmeia, (apicultor ou visita), deve-se sempre estar protegido com fato apropriado , luvas e botins.
-Não se devem vestir roupas de cores escuras e garridas, porquanto estas atraem as abelhas, tornando-as mais agressivas.

-Não se devem fazer barulhos exagerados junto às colmeias, pois tal situação interfere com a calmia da vida dentro da colmeia, agitando as respectivas abelhas.
-As abelhas são atraídas pelos roídos, principalmente os agudos, por isso não se deve gritar junto às colmeias.
-Tendo de se passar perto de uma colmeia, não se devem fazer movimentos bruscos, quer de expressão quer de movimentação, pois os mesmos despertam nas abelhas a presença de estranhos que, como tal, devem ser afugentados, levando-as assim a uma acção agressiva.
-Caso seja perseguido por algum enxame ou abelhas em quantidade, deve proteger essencialmente o pescoço e o rosto, utilizando por exemplo uma peça de roupa, e deslocar-se sempre em zigue zague. As abelhas, como insectos que são, deslocam-se juntas e em linha recta .
-As pessoas alérgicas a picadas de insectos e em especial as mais sensíveis ao veneno de abelhas, devem ter cuidados redobrados porquanto, uma picada pode ser o suficiente para um choque anafilático.
-Nunca, em qualquer situação, molestar as abelhas, mantendo-se sempre precavido para qualquer eventualidade.
São princípios a ter sempre, e incondicionalmente em conta.
É que o seguro...
morreu de velho!...


1 comentário:

Mário disse...

Se as abelhas não ferrassem, creio que não tinha piada :)


VISITANTES DESDE MAIO / 2010 Usuários online usurarios online