Iniciámos o nosso hobby com alguns cortiços, e temos vindo a aproveitar os enxames quando da enxameação, aumentando assim a população do nosso apiário, com a felicidade de não termos tidos baixas no passado inverno.
Com o início da primavera em força ,ainda que mais tarde que o habitual, a finais do mês de Abril, os nossos cortiços preparavam-se para enxamear e, um após outro, fomos aproveitando os novos enxames.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMv9XPXra_faxNBzG0vbNit4xUVVvzhZYBW9BRZAwQkNm71jjJBunAvaUiSMOXWxlP8EgJtei_1gwetY82ZjKBOWCsC53Bxxlh7Z11g2YlOr40nEopisU4yhrGo-26nSK2nmzb-_AV-0nx/s200/rainha.JPG)
Foi uma operação delicada, porquanto necessário se tornava deixar passar a quantidade de abelhas ideal para o novo enxame, e bem assim, termos a certeza de que passou a rainha, elemento indispensável á vida do novo enxame, ainda que, nem sempre à primeira tentativa se conseguisse tirar o novo enxame.
A operação “bater o cortiço” (termo utilizado na Beira Litoral), foi um sucesso, tendo resultado no aproveitamento de um enxame por cortiço.
Sem comentários:
Enviar um comentário