FERROADAS E PICADELAS

DIZEM QUE A VINGANÇA É DOCE...,
À ABELHA, CUSTA-LHE A VIDA!
***
"UMA BOA ABELHA, NÃO POUSA EM FLORES MURCHAS"
***
"Os livros, são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."
***
"TAL COMO AS ABELHAS, AS PALAVRAS TÊM MEL E FERRÃO"




segunda-feira, 17 de maio de 2010

MOSCA-ABELHA ?


Numa breve passagem pelo apiário, constatámos que a normalidade é uma realidade.
A curiosidade de principiantes leva-nos por vezes a pequenas dúvidas, algumas de solução tão fácil que, e embora à vista dos olhos, não nos são perceptíveis.
Enfim, desconhecimentos de “caloiros na apicultura”, cuja falta de conhecimentos humildemente reconhecemos.

Desta vez, chamou-nos á atenção a presença de um tipo de “vespa”, melhor dizendo de algumas moscas que parecem vespas (imagens 1 e 2), e de cujo tipo já havíamos lido em alguns manuais apícolas.
Numa consulta a esses manuais, e inclusive no meio internauta, encontrámos vários tipos de moscas parecidas com abelhas, mas nenhuma do género, e bem assim da cor, da que encontrámos no nosso apiário.
Alguma informação, diz-nos que este tipo de moscas (imagens 3; 4; e 5 ) são de espécies que ao longo dos tempo se foram adaptando criando este disfarce natural (semelhança a uma abelha ou vespa), para assim se protegerem dos predadores, dada a sua parecença com insectos perigosos.










A nossa dúvida, centra-se na sua existência no apiário. Poderá a mesma ser de algum modo nociva?
Como não encontrámos imagens de moscas deste tipo, com mais dúvida ficámos. No entanto, não será isto um assunto de “lana caprina” e, como tal, sem qualquer valorização na actividade apícola?


2 comentários:

montedomel disse...

Olá José Vinagre e Fernando Lopes,

Antes de mais sejam bem vindos à apicultura na web, pois foi com imensa alegria que vi mais um espaço na net dedicado ao nosso "passatempo" preferido, as abelhas.
Foi com muita curiosidade que acompanhei esta vossa observação, já tinha pensado inclusivamente (e espero fazê-lo) uma reportagem sobre os animais que convivem com as nossas abelhas, nomeadamente que nidificam entre os tampos e a prancheta (e são imensos).
Eu não conheço o suficiente do assunto que vou falar, mas há uma mosca (Senotainia tricuspis - SENOTAINIOSE) que costuma pousar sobre os tampos das colmeias, e ataca as abelhas. ou seja, quando uma abelha se aproxima para entrar na colmeia, a mosca faz um voo tangencial e deixa-lhe um ovo sobre o dorso. Esse ovo, que fica colado, eclode e a larva da mosca perfura a quitina da abelha desenvolvendo-se no seu interior... provocando-lhe a morte.
Este problema só é identificado em análises anatomopatológicas laboratoriais às abelhas e surge com alguma frequência. Em amostras que fiz em cerca de 150 apiários há uns anos atrás surgia em mais de 10% se bem me lembro...
No entanto não sei se se trata do mesmo problema.

Um abraço e BOA CONTINUAÇÃO !!!
JPifano

Anónimo disse...

Aqui em Santa barbara Niterói costuma aparecer mosca com feição de abelha já matei muitas com a raquete pois na minha casa costuma aparecer muita mosca no quintal nas fezes dos cachorros e quando a porta fica aberta elas costumam entrar meu marido colocou até tela nas janelas e porta para evitar que elas entrem mas sempre entra alguma, então eu passo inseticida e uso a raquete porque moscas transmitem doenças.


VISITANTES DESDE MAIO / 2010 Usuários online usurarios online